São cada vez mais evidentes as vantagens do e-commerce. De tal forma que o comércio eletrónico em Portugal fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros, o que resulta num crescimento de 12% face ao ano anterior de acordo com estudo da Ecommerce Foundation.

O relatório revela ainda que a área de “Mobile & Eletrónica” é a categoria mais popular nos sites de comércio online em Portugal, seguindo-se das áreas de “Mobiliário, Arte e Decoração” e “Informática”. Por sua vez, o site com mais visitas é o eBay, seguindo-se Amazon e Booking.

Esta é a prova de que os portugueses se renderam às facilidades e vantagens do e-commerce para mudarem a forma como efetuam as suas compras.

O que é o e-commerce?

e-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se à compra e venda de bens e/ou serviços através da internet.

O seu aparecimento decorreu na década de 60 tendo vindo a desenvolver-se e a crescer de acordo com a maior disponibilidade de acesso às novas tecnologias e à internet, bem como devido ao aparecimento de vendedores online populares no final do séc. XX, nomeadamente a Amazon e o eBay.

Como qualquer tecnologia digital ou mercado de compras baseado no consumidor, o comércio eletrónico evoluiu ao longo dos anos, muito impulsionado pelo aparecimento dos smartphones e das redes sociais que se tornaram num importante motor de comércio online.

As 9 vantagens do e-commerce para as empresas

As vantagens do e-commerce para as empresas são evidentes: mais produtos e melhores preços a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas não ficamos por aqui! Descubra todas as vantagens do e-commerce e adapte o seu negócio a esta tendência.

1. Superar limitações geográficas

Se tem uma loja física, está limitado pela área geográfica que o seu negócio pode cobrir. Esta situação pode ser facilmente alterada com um site de comércio eletrónico, eliminando assim os limites físicos do seu negócio.

2. Ganhar novos clientes

Se o comércio tradicional é mais facilmente impulsionado pela relação que o cliente estabelece com a marca, no e-commerce as vantagens são superiores.

Através da otimização do seu site com técnicas de SEO – Search Engine Optimization – é possível impulsionar o mesmo para as primeiras posições nas páginas de resultados dos motores de pesquisa.

3. Baixar os custos

Uma das vantagens do e-commerce que mais chama à atenção dos consumidores é a possibilidade de baixar o custo do produto final para o cliente, sob a forma de preços com desconto.

4. Localizar o produto mais rapidamente

Num site de comércio eletrónico, os clientes podem optar por recorrer à navegação intuitiva ou, por outro lado, recorrer à caixa de pesquisa para restringir a pesquisa do produto desejado.

Isto faz com que o processo de procura de produtos se torne mais mais rápido e simples. Além disso, alguns sites registam as preferências do cliente e as suas listas de compras a fim de facilitar os processos de compra futuros.

5. Eliminar o tempo e custo de viagem

Já alguma vez teve que percorrer longas distâncias para encontrar uma loja que tivesse o produto e/ou serviços que desejava nas condições que pretendia? Pois bem, com o comércio eletrónico isto já não acontece.

À distância de um clique, é possível visitar as lojas que quiser sem sair do conforto do sofá e sem perder muito tempo!

6. Fornecer compras comparativas

O comércio eletrónico facilita a comparação de compras, isto é, através de vários serviços online é possível navegar por vários sites encontrar as melhores ofertas e também os melhores preços.

7. Fornecer informações abundantes

Existem limitações na quantidade de informações que podem ser exibidas numa loja física, pelo que nem sempre os funcionários conseguirão ajudar a esclarecer 100% das suas dúvidas. Mas os sites de comércio eletrónico podem disponibilizar informações adicionais que podem ajudar no processo de decisão de compra do consumidor.

8. Criar comunicação direcionada

Ao utilizar as informações que o cliente fornecer no formulário de inscrição, os comerciantes de comércio eletrónico podem direcionar as suas campanhas de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente.

9. E o melhor de tudo: sem limites horários!

24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano: este é o horário de funcionamento dos negócios e-commerce. O que, do ponto de vista do comerciante, aumenta o número de pedidos que recebem, resultando assim em mais vendas e mais lucro.

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