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São cada vez mais evidentes as vantagens do e-commerce. De tal forma que o comércio eletrónico em Portugal fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros, o que resulta num crescimento de 12% face ao ano anterior de acordo com estudo da Ecommerce Foundation.

O relatório revela ainda que a área de “Mobile & Eletrónica” é a categoria mais popular nos sites de comércio online em Portugal, seguindo-se das áreas de “Mobiliário, Arte e Decoração” e “Informática”. Por sua vez, o site com mais visitas é o eBay, seguindo-se Amazon e Booking.

Esta é a prova de que os portugueses se renderam às facilidades e vantagens do e-commerce para mudarem a forma como efetuam as suas compras.

O que é SEO (Otimização para motores de busca)?

O termo SEO significa “Search Engine Optimization”, que, traduzido de forma literal para português, será algo como “Otimização para Motores de Busca”. SEO consiste num conjunto de várias estratégias e técnicas de otimização de sites ou otimização de páginas para que estes sejam mais facilmente entendidos pelos motores de busca, como o Google. A aplicação dessas estratégias e técnicas de otimização ajudam os robôs dos motores de busca a entenderem o conteúdo, sua hierarquia e relevância, bem como ajudam a determinar se um conteúdo é mais ou menos relevante que outro, posicionando os conteúdos mais relevantes no topo das páginas de resultados orgânicos de pesquisas.

Quando o assunto é conteúdo e otimização de sites, o objetivo sempre é chegar no primeiro lugar do Google. No entanto, existe uma grande confusão em relação a tudo o que diz respeito a SEO, o que é SEO e como utilizar a otimização para motores de busca como uma forma de posicionar melhor seu site nos resultados orgânicos de pesquisa. No entanto, colocar seu site ou blog na internet não significa que você conseguirá ficar bem posicionado no Google. É necessário primeiro entender o que SEO significa, qual o impacto dele no seu negócio digital e, principalmente, como essa estratégia de otimização pode ajudar o seu site a gerar mais tráfego orgânico.

SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) como vimos anteriormente, é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização de sites e blogs, que visam tornar seus projetos mais facilmente entendidos pelos robôs dos motores de busca, gerando um melhor posicionamento das suas páginas nos resultados orgânicos de pesquisas. No entanto, SEO não é apenas arquitetura e hierarquia de informação. Ele inclui também diversos fatores de ranqueamento, com um peso considerável no resultado final da sua estratégia.

A grande vantagem do SEO é claramente a melhoria do posicionamento nos resultados orgânicos de pesquisa, o que faz com que o seu site ou blog recebam mais tráfego orgânico a partir de pesquisas realizadas em motores de busca. Como consequência, você conseguirá gerar mais leads, mais clientes ou até ganhar mais dinheiro com seu blog.

Se considerarmos que 10% das pessoas clicam num link patrocinado quando realizam uma pesquisa no Google, então 90% das restantes pessoas clicam em resultados orgânicos. O posicionamento na primeira página de resultados do Google tem grandes diferenças em termos de volume de tráfego orgânico recebido, com a primeira posição a gerar 32,5% do tráfego, seguido da segunda posição com 17,6% do tráfego dessa pesquisa. O último resultado da primeira página de resultados recebe apenas 2,4% do tráfego dessa mesma pesquisa.

Posto isto, o principalmente objetivo de uma estratégia de SEO é gerar mais tráfego orgânico para um site ou blog. Quando trabalhamos com SEO, trabalhamos com usabilidade, navegabilidade, relevância, arquitetura e hierarquia de conteúdo, além de fatores de ranqueamento, entre outros. Existem inúmeros fatores que determinam o sucesso de uma estratégia de SEO e é precisamente sobre isso que vou falar ao longo deste artigo!

Diferença entre SEO e Links Patrocinados

Ainda existem muitas pessoas que confundem os resultados orgânicos e os links patrocinados. Entender a diferença entre ambos é fundamental, uma vez que, no caso dos links patrocinados, as empresas que anunciam para essas pesquisas através do Google AdWords pagam para aparecer associadas a esses resultados de pesquisa, enquanto que os resultados orgânicos não estão pagando absolutamente nada.

Assinalados na imagem, temos os links patrocinados do Google. Esses primeiros resultados são, na realidade, publicidade, ou seja, as empresas que estão anunciando para a pesquisa por “Samsung Galaxy S8” estão pagando para que os seus resultados apareçam sempre que o usuário realiza uma busca por essa palavra-chave. Logo abaixo temos os resultados orgânicos, que não estão pagando para aparecer quando alguém busca por tal palavra-chave. Em SEO, o nosso trabalho é posicionar sites, blogs ou páginas específicas dentre os resultados orgânicos para determinadas pesquisas.

Vamos imaginar que você deseja que seu site apareça bem posicionado quando alguém pesquisa por “agência de marketing digital“. Ao trabalhar corretamente a otimização do seu site ou de uma determinada página desse site, você poderá conseguir posicionar esse mesmo site ou página num dos primeiros resultados para essa pesquisa. No entanto, para você conseguir fazer isso, terá de entender primeiro como funciona a otimização para motores de busca e as vantagens e desvantagens de você trabalhar com isso, uma vez que, infelizmente, não existem apenas vantagens.

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