“Gestor de redes sociais o que faz?” – é essa a sua dúvida? Se é bem verdade que “de médico todos temos um pouco”, o mesmo acontece com a profissão gestor de redes sociais, também conhecida como community manager. Afinal, se todos sabemos publicar no Facebook, tweetamos e até subimos umas fotos giras no Instagram, para quê contratar alguém, certo? Errado! Muito errado!

A pessoa que faz a gestão das redes sociais da empresa é a voz online da empresa e do produto. Esse profissional é responsável por fidelizar o público, criando um espírito de comunidade e, muito importante, conseguir angariar novos clientes para o negócio.

01. Definir a melhor rede social para cada negócio

Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, Google+, Linkedin, Ask.fm, … a lista das redes sociais não tem fim! Uma das tarefas do Community Manager é escolher a rede social ideal para cada negocio – ou as redes sociais ideias para o seu negócio. Profissionalmente, acredito que não importa estar em todo o lado, importa estar onde faz falta.

02. Definir o tom e as personas do seu negócio online

Por definir o tom, entende-se definir o estilo da linguagem e forma de comunicar – tratar por tu o utilizador ou ser mais formal? Que valores comunicar?

É importante que o gestor de redes sociais conheça bem a área de negócio e da empresa, assim como o produto, defendendo e apresentando os seus valores à comunidade. Para isso, começar por definir as personas da empresa, isto é o público-alvo, é uma tarefa essencial.

03. O Community Manager é a voz da companhia

Cada vez mais, antes de comprar um novo produto, os utilizadores usam a internet para pesquisar sobre os mesmos. De certeza que também faz isso, certo?

Agora, imagine que um potencial cliente chega, indeciso, à sua pagina de Facebook. Ao ver a página, ele encontra uma empresa com a qual se identifica, com conteúdos interessantes, que responde ao público, que cria empatia e interage. Uma marca presente, que lhe dá segurança! E mais, ele vê até que alguns dos seus amigos seguem a marca. Posto isto, as hipóteses dele adquirir o produto são maiores, não concorda?

Com a Inove Web, você tem a melhor solução para o seu negócio online, seja para criação de websites, criação de e-commerce, aplicações mobile ou gestão de redes sociais. Entre em contacto!